Dança, Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades
Este comitê trata das formas pelas quais a dança pode discutir gênero e sexualidades a partir do movimento em perspectivas metodológicas de ensino e processos criativos, considerando a interseccionalidade como um dos pontos de grande importância desses assuntos, que dizem respeito ao fato de que também é necessário discutir as relações de gênero e sexualidades à luz dos marcadores de raça, classe e etnia. Com isso, entende-se que o discurso do corpo que dança e agencia assuntos não hegemônicos sobre gênero e sexualidades, estabelece uma política de existência que constrói subjetividades legítimas de visibilidade e discussão apropriadas no âmbito acadêmico e para além de suas fronteiras.
Coordenação: Prof. Dr. Daniel Moura (Universidade Federal de Sergipe) e Prof. Dr. Lucas Valentim Rocha (UFBA)
________________________________________________________________________________
Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras
O Comitê Temático deseja reunir pesquisas sobre os fazeres e saberes engendrados pelas danças negras, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida e experiências do corpo na diáspora africana. Interessa-se por abordagens sobre os procedimentos de criação, as estratégias de produção cultural e artística, a geração de epistemologias próprias, as políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, a estruturação e difusão de pedagogias e metodologias de ensino, a elaboração de treinamentos e a análise de técnicas corporais, os diálogos e mediações entre tradição e contemporaneidade, memória e ancestralidade, bem como, as correlações desses temas nos territórios da diáspora negra no Brasil e no exterior.
Coordenação: Profª Drª Amélia Vitória de Souza Conrado (UFBA) e Prof. Dr. Fernando Marques Camargo Ferraz (UFBA)
________________________________________________________________________________
Dança e Cibercultura
Busca-se refletir e discutir os diferentes saberes relacionados à dança no contexto das tecnologias da informação e da comunicação. Parte-se de que a dança tecnologicamente mediada se constitui de uma hibridização de linguagens, compondo não apenas novos formatos artísticos, como também novos sentidos potencializados pela cultura digital. Assim, pesquisas envolvendo a dança para a tela, suas audiovisualidades, a relação de seus elementos no ciberespaço, seus modos de produção e significação social, contribuem para a discussão proposta pelo comitê Dança e Cibercultura.
Coordenação: Profª Drª Rebeca Recuero Rebs (UFPel)
________________________________________________________________________________
Dança e(m) Cultura: poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos
Este comitê se propõe ao estudo, reflexão e difusão de saberes/fazeres em dança na contemporaneidade que tem como eixo condutor as produções de significado em torno de culturas populares e tradicionais. Para tanto, se interessa por danças de matrizes culturais diversas, em suas múltiplas possibilidades cênicas, políticas, tecnológicas, experimentais e educacionais, articulando produção de conhecimento que se orienta em diferentes medidas por conceitos como folclore, tradição, etnia, povo, cultura, territórios e por todos os possíveis atravessamentos e desdobramentos decorrentes destas noções.
Coordenação: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (UFPel) e Prof. Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza (UFPel)
________________________________________________________________________________
Somática e Prática como Pesquisa em Dança
O comitê temático Somática e Prática como Pesquisa em Dança tem o objetivo de reunir pesquisadores(as) e pesquisas que sejam fundamentadas nesses dois campos epistemológicos que têm a prática – corporal e/ou artística – como meio fundamental pelo qual a pesquisa em dança acontece e/ou que estejam articulando a práxis somática na pesquisa, ensino e criação.
Coordenação: Prof. Dr. Diego Pizarro Instituto Federal de Brasília e Profª Drª Melina Scialom (UFBA)
________________________________________________________________________________
Relatos de experiência com ou sem demonstração artística
O Comitê Relatos de Experiência propõe, desde 2017, abrigar e oportunizar o compartilhamento de relatos de práticas artísticas, pedagógicas e/ou reflexivas ainda em estágio preliminar de problematização e que objetivem ou tenham potencial de delimitar recorte de questões para o posterior desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e ou artísticas.
Coordenação: Profª Drª. Eleonora Campos da Motta Santos (UFBA), Profª Drª Daniela Llopart Castro (Universidade de Lisboa), Profª Drª Izabela Lucchese Gavioli (UFRG) e Profª Drª Mônica Corrêa de Borba Barboza (UFSM)
________________________________________________________________________________
Interfaces da dança com a educação somática e a saúde
Abrange pesquisas que discutem e refletem sobre as interfaces da dança com a educação somática e a saúde em diferentes contextos e populações. Dialoga, compreende e discute sobre as potencialidades da dança em seu campo de interação com a educação somática e a saúde
Coordenação: Prof. Dr. Adriano Bittar (UEG) e Profª Drª Aline Nogueira Haas (UFRGS)
________________________________________________________________________________
Dança, memória e história
Este comitê temático visa reunir pesquisadores(as) que em suas investigações elegeram a dança e/ou seus fazedores como leitmotiv para compreensão e/ou interpretações de processos históricos. Sob esse prisma, descortinam-se temas relacionados à memória, lembranças, curadoria, arquivos, fontes históricas, relações de poder ao longo do tempo, processos de legitimação artística, cotidiano e historicidade das danças populares e estudos dedicados às interfaces entre memória, história e dança em suas distintas orientações epistemológicas. Este simpósio temático é um convite a pesquisadores(as) da arte e da cultura que tenham como horizonte discutir temas candentes de nossa tradição histórica quanto de nosso tempo presente.
Coordenação: Profª Drª Fabiana Amaral – (Pesquisadora do MeDHa/UFG) e Prof. Dr. Rafael Guarato (UFG)
________________________________________________________________________________
Dança em Múltiplos Contextos Educacionais
O comitê temático “Dança em Múltiplos Contextos Educacionais” abriga pesquisas com danças em suas ações cognitivas: curriculares, propostas metodológicas, processos criativos, reflexões pedagógico-didáticas, críticas-analíticas das chamadas técnicas, práticas e métodos. Acolhe ainda essas referidas ações, e/ou outras, vinculadas ao ensino aprendizagem de danças de todo e qualquer corpo, de toda e qualquer identificação, seja qual for o contexto educacional.
Coordenação: Profª Drª Amanda da Silva Pinto (UEA/AM) e Profª Drª Lenira Peral Rengel (UFBA/BA)
________________________________________________________________________________
Formação em Dança
Abrange pesquisas sobre processos formativos em Dança: seus currículos, pedagogias e metodologias, em contextos formais e não formais. No escopo, pesquisas que abordem a prática da dança na educação básica (a dança na escola, os estágios curriculares, as ações do PIBID e da Residência Pedagógica), e processos artístico-pedagógicos em cursos técnicos, superiores e demais espaços formativos, visando a formação docente, artística e do artista docente – no ensino regular, em projetos de extensão e pesquisa.
Coordenação: Profª Drª. Neila Cristina Baldi, Profª Drª Isabela Buarque (DAC/UFRJ) e Profª Drª Lara Seidler (DAC/UFRJ)
________________________________________________________________________________
Corpo e Política: implicações e conexões em danças
Este Comitê Temático é uma proposição a partir do entendimento de que corpo é condição em suas múltiplas acepções de existências da Política. Como fenômeno visceral, estético, a categoria do Político é pensada fora de lógica hierárquica e de hegemonias, porém, como pluriversalidades em favor ao bem comum dos viventes, em seus aspectos epistêmicos, ontológicos e éticos. A partir destes pressupostos este Comitê pretende ser uma aglutinação, contando com representantes de todas as regiões do Brasil, para que juntes e através de danças estejamos refletindo, colaborando, propondo estratégias de coexistências, convivialidades e produção de conhecimento em Dança.
Coordenação: Profª Drª Maria Helena F. de A. Bastos – Helena Bastos (USP), Profª Drª Yara dos Santos Costa Passos (UEA), Prof. Dr. Giancarlo Martins (UNESPAR/FAP), Profª Drª Jaqueline Reis Vasconcellos (Instituto Arte na Escola – Região Nordeste) e Profª Drª Christiane Araújo ( UEMS).
________________________________________________________________________________