Ementa: Número relacionado a pesquisas com ênfase nos processos didático-pedagógicos-artísticos das Danças em diversos contextos de ensino-aprendizagem, seja em situações de ensino formal, não formal e/ou informal. Agrega pesquisas relacionadas às estratégias de legitimação da formação profissional do professor de dança, abarcando conteúdos sobre a dança em suas possibilidades artístico-educacionais, as tensões nas muitas camadas do ensino da dança em diferentes contextos corporais, institucionais e culturais. Busca estudos com temáticas acerca da identidade docente, das suas relações de integração entre arte educador ou educador artista em contextos de ensino. Temas que versem sobre a formação de professores e propostas curriculares, bem como discussões acerca do protagonismo da dança nas discussões de campo sejam elas entre disciplinas, linguagens e saberes. Propostas de reflexões que convoquem o lugar das artes/dança na interlocução com a educação, cultura e sociedade. Temas que abordem a importância do corpo e da dança na educação e da dança como área de conhecimento na escola.

Questões, temas e problemáticas disparadoras:

Processos formativos em dança educação: é arte ou educação?

Onde está a dança na educação e a educação na dança?

Dança educação: o quê e pra quê?

Desafios da Arte/Dança na Educação: entendimentos e desentendimentos

Dançando em sala de aula

Dança na educação, educação na dança: entendimentos e desentendimentos

Dançando em sala de aula: onde a arte é educação e a educação é arte?

Dança na educação, educação na dança: a sala de aula em questão.

Dançando em sala de aula: processos artísticos formativos em dança

Sala de aula: dança educação em questão

Amanda Pinto – UEA

Isabela Buarque – PPGDan/ UFRJ

Lara Seidler- PPGDan / UFRJ

Card

http://bit.ly/40fLN4s

Submissões no link

https://revistas.ufrj.br/index.php/rbed/index

You might also like