EDITAL Nº 01 DE 11 DE MARÇO DE 2024
EDITORA ANDA
PROCESSO DE SELEÇÃO DE TEXTOS PARA PUBLICAÇÃO DO E-BOOK “DANÇAS DO AGORA: O CHÃO DO HOJE, É ONTEM E AMANHÔ

A Editora da ANDA lança esta convocatória para escolha de textos para publicação no E-BOOK Danças do Agora: o chão de hoje, é ontem e amanhã, no âmbito do seu Projeto Nacional de Incentivo à Publicação de Produções Científicas em Dança – 2024.
A temática desta publicação parte de uma provocação como um movimento atrator para aproximações, diálogos, dissensos e tensionamentos de textos numa relação entre ancestralidades possíveis e futuridades. Respeitar, dar a ver, dar a ouvir, ceder privilégios e dar a ocupação todas as Corporeidades, todas as Danças é reconhecer as nossas heranças culturais, inclusive e principalmente aquelas deslembradas, invisibilizadas, inaudíveis, ao longo de séculos, mas que resultam nas nossas inúmeras brasilidades dançantes. Coabitantes nos múltiplos modos pulsantes de conhecer e de pesquisar a dança no Brasil, as Corporeidades dançantes e deslembradas historicamente ainda não estão nos livros, em uma proporção fundamentalmente necessária, deflagrando assim, uma grande lacuna a ser preenchida nas Universidades e Escolas. Como conjuminar, coadunar
esses saberes/ danças enraizadas e vivificadas nos aquilombamentos, nas aldeias, entre outras tantas comunidades tradicionais igualmente primordiais na construção das corporeidades brasileiras, no movimento da contra subalternização, contra discriminação, contra subordinação das Corporeidades Pretas, Indígenas, DEFs, LGBTQIAPN+? Como se pensar o corpo enquanto arquivo e como as ancestralidades produzem as presenças do agora? Como pensar e lidar com as transformações dos conceitos de dramaturgia(s) e coreografia(s) frente aos desafios do Antropoceno? Como performar identidades, escrituras e oralituras no paradigma de um tempo espiralar? Como pensar as futuridades da dança a partir da transculturalidade dos corpos que dançam?

Edital ACESSE https://bit.ly/3TzYyXm

A organização do e-book será de Ligia Lousada Tourinho (UFRJ), Lucas Valentim (UFBA) e Marco Aurelio da Cruz Souza (UFPel)

Participe.

You might also like