A Revista Brasileira de Estudos em Dança (RBED) convida estudantes dos cursos de graduação em dança do Brasil que estejam envolvidos em projetos de ensino, pesquisa ou extensão de professores universitários a submeterem trabalhos juntamente com as pessoas orientadoras, para o dossiê temático Panorama das Pesquisas realizadas nos cursos Dança no Brasil: pedagogias, epistemologias e práticas. O dossiê tem como propósito reunir reflexões que contribuam para a compreensão crítica do que vem sendo pesquisado nos diferentes cursos de Dança no país, considerando licenciaturas, bacharelados e tecnólogos.
Parte-se do entendimento da Dança como campo artístico, pedagógico e epistemológico em permanente construção, atravessado por disputas de sentido, políticas institucionais e múltiplas matrizes de saber. Nesse contexto, o dossiê busca mapear tendências, abordagens teórico-metodológicas e objetos de pesquisa que têm orientado a produção de conhecimento em Dança nas distintas realidades regionais e institucionais brasileiras.
Interessa à RBED acolher trabalhos que problematizem as relações entre ensino, pesquisa e extensão; os impactos das políticas públicas e curriculares na formação em Dança; os modos de produção e legitimação do conhecimento; bem como as contribuições de perspectivas críticas, decoloniais, antirracistas, feministas, dissidentes e interseccionais. Também são bem-vindas investigações que dialoguem com práticas artísticas e pedagógicas, processos criativos, saberes tradicionais e experiências comunitárias no âmbito dos cursos de Dança.
Serão aceitos artigos, ensaios teóricos, relatos de experiências, ensaio visual e entrevistas que contribuam para a consolidação do campo dos Estudos em Dança, ampliando a visibilidade da produção acadêmica nacional e fortalecendo o debate crítico sobre a formação e a pesquisa em Dança no Brasil.
Submissões | Revista Brasileira de Estudos em Dança
Pessoas editoras
Dra. Ligia Tourinho (UFRJ)
Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza (UFPel)
Dr. Rafael Guarato (UFG)
