Danças, Dissidências e Insurgências Gênero, Deficiência e outras Interseccionalidades
Estudos sobre a Dança e a diversidade de corpos(as)(es) em práticas artísticas e/ou educacionais. Agrega pessoas pesquisadoras em diferentes níveis de sua formação desde a graduação até a pós-graduação com relatos de experiência e comunicação de pesquisas finalizadas ou em andamento. Reúne temas que dialogam com os estudos sobre gênero, feminismos, transfeminismos, deficiência e outras interseccionalidades.
Coordenação: Prof. Dr. Daniel Moura (Universidade Federal de Sergipe) e Prof. Dr. Lucas Valentim Rocha (UFBA)
________________________________________________________________________________
Dança e diáspora negra: poéticas políticas, modos de saber e epistemes outras
O Comitê Temático deseja reunir pesquisas sobre os fazeres e saberes engendrados pelas danças negras, concebidas como poéticas políticas que articulam modos de vida e experiências do corpo na diáspora africana. Interessa-se por abordagens sobre os procedimentos de criação, as estratégias de produção cultural e artística, a geração de epistemologias próprias, as políticas afirmativas e de representação étnico racial no campo das artes, a estruturação e difusão de pedagogias e metodologias de ensino, a elaboração de treinamentos e a análise de técnicas corporais, os diálogos e mediações entre tradição e contemporaneidade, memória e ancestralidade, bem como, as correlações desses temas nos territórios da diáspora negra no Brasil e no exterior.
Coordenação: Profª Drª Amélia Vitória de Souza Conrado (UFBA), Profª Drª Maria de Lurdes Barros da Paixão (UFRN) e Prof. Dr. Fernando Marques Camargo Ferraz (UFBA)
________________________________________________________________________________
Dança e Cibercultura
Busca-se refletir e discutir os diferentes saberes relacionados à dança no contexto das tecnologias da informação e da comunicação. Parte-se de que a dança tecnologicamente mediada se constitui de uma hibridização de linguagens, compondo não apenas novos formatos artísticos, como também novos sentidos potencializados pela cultura digital. Assim, pesquisas envolvendo a dança para a tela, suas audiovisualidades, a relação de seus elementos no ciberespaço, seus modos de produção e significação social, contribuem para a discussão proposta pelo comitê Dança e Cibercultura.
Coordenação: Profª Drª Rebeca Recuero Rebs (UFPel) e Prof. Dr. Vanilto Alves de Freitas – Vanilton Lakka (UFU)
________________________________________________________________________________
Dança e(m) Cultura: poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos
O presente comitê se propõe ao estudo, reflexão e difusão de saberes/fazeres em dança na contemporaneidade que tem como eixo condutor as produções de significado em torno das culturas populares. Para tanto, se interessa por danças de matrizes culturais diversas, em suas múltiplas possibilidades cênicas e educacionais, articulando produção de conhecimento que se orienta em diferentes medidas por conceitos como folclore, tradição, etnia, povo, e por todos os possíveis atravessamentos e desdobramentos decorrentes destas noções.
Coordenação: Profª Drª Carmen Hoffmann (UFpel), Profª Drª Maria de Lourdes Macena de Souza (IFCE – Campus Fortaleza) e Profª Drª Eleonora Gabriel (UFRJ)
________________________________________________________________________________
Somática e Prática como Pesquisa em Dança
O comitê temático Somática e Prática como Pesquisa em Dança tem o objetivo de reunir pesquisadores(as) e pesquisas que sejam fundamentadas nesses dois campos epistemológicos que têm a prática – corporal e/ou artística – como meio fundamental pelo qual a pesquisa em dança acontece e/ou que estejam articulando a práxis somática na pesquisa, ensino e criação.
Coordenação: Diego Pizarro (IFB e UFBA) e Profª Drª Melina Scialom (HKAPA)
________________________________________________________________________________
Relatos de experiência
O Comitê Relatos de Experiência propõe, desde 2017, abrigar e oportunizar o compartilhamento de relatos de projetos, práticas artísticas, pedagógicas e/ou reflexivas ainda em estágio preliminar de problematização e que objetivem ou tenham potencial de delimitar recorte de questões para o posterior desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e ou artísticas.
Coordenação: Profª Drª Eleonora Campos da Motta Santos (UFPel), Profª Drª Daniela Llopart Castro (UFPel), Profª Drª Mônica Corrêa de Borba Barboza (UFSM) e Profª Drª Márcia Gonzalez Feijó (UFSM)
________________________________________________________________________________
Interfaces da Dança, Somática e Saúde
Abrange pesquisas que dialogam, discutem e refletem sobre as interfaces e as potencialidades da dança e da
saúde com a somática e a educação em diversos e diferentes contextos e populações. Assim como, os estudos
que abordam a Medicina e Ciência da Dança
Coordenação: Profª Drª Evanize Siviero Romarco (UFV) e Profª Drª Valéria Figueiredo (UFG)
________________________________________________________________________________
Dança, memória e história
Este comitê temático visa reunir pessoas pesquisadoras que em suas investigações elegeram a dança e/ou seus fazedores como leitmotiv para compreensão e/ou interpretações de processos históricos. Sob esse prisma, descortinam-se temas relacionados à memória, lembranças, curadoria, arquivos, fontes históricas, relações de poder ao longo do tempo, processos de legitimação artística, cotidiano e historicidade das danças populares e estudos dedicados às interfaces entre memória, história e dança em suas distintas orientações epistemológicas. Este simpósio temático é um convite a pessoas pesquisadoras da arte e da cultura que tenham como horizonte discutir temas candentes de nossa tradição histórica quanto de nosso tempo presente.
Coordenação: Profª Drª Fabiana Amaral – (UFRJ) e Prof. Dr. Rafael Guarato (UFG)
________________________________________________________________________________
Dança em Múltiplos Contextos Educacionais
O comitê temático “Dança em Múltiplos Contextos Educacionais” abriga pesquisas com danças em suas ações cognitivas: curriculares, propostas metodológicas, processos criativos, reflexões pedagógico-didáticas, críticas-analíticas das chamadas técnicas, práticas e métodos. Acolhe ainda essas referidas ações, e/ou outras, vinculadas ao ensino aprendizagem de danças de todo e qualquer corpo, de toda e qualquer identificação, seja qual for o contexto educacional.
Coordenação: Profª Drª Amanda da Silva Pinto (UEA) e Profª Drª Lenira Peral Rengel (UFBA)
________________________________________________________________________________
Práticas artístico-pedagógicas em Danças nos espaços formais de educação
Este Comitê irá se dedicar às discussões e reflexões sobre práticas artístico – pedagógicas em dança e buscará ampliar debates acerca da importância da diversificação de estratégias/conceitos/ações em diferentes contextos no ensino das danças, especialmente em espaços formais de educação, a saber: escolas, graduações e pós graduações. Enfatizar as pesquisas que circundam as problematizações acerca do ensino público e privado, ideologias de poder, relações sociais e econômicas, práticas de ensino das artes/dança tradicionais e arcaicas, bem como discussões sobre as diferenças e pluralidades que convidam à reflexão das corporeidades, formações docentes, salas de aulas e contextos escolares. Algumas perguntas provocadoras que conduzirão este CT são: O que é ser professor de dança hoje? O professor de dança pode ser um educador? O que se aprende em aulas de danças? Há Arte nas aulas de danças? Quais formas de apreciação da dança nestes espaços? Como as modalidades se apresentam nestes contextos? Entendendo o ato educacional como um ato intencional, este CT abarcará pesquisas, projetos, estudos que se dedicam à Docência/Educação, ao entendimento do professor como mediador/ facilitador de experiências artísticas, dançantes, corporais, Às formações e inserção nas escolas, compreendendo a Dança na educação ou a Educação na Dança como ampliação de experiências. A partir do entendimento de que a universalização de processos artístico-pedagógicos podem levar a imperativos que se perpetuam, buscaremos estudar sobre “como o que trabalhamos em aula se transforma em conhecimento, em Dança/Arte?” O enfoque em espaços formais de educação (atividades curriculares e extra curriculares) se dá em função das diversas manifestações em dança encontradas nestes espaços e, também, em função da demanda de profissionais absorvidos em tais espaços, uma vez que, nos últimos vinte anos, o processo de reconhecimento da dança como componente curricular nas escolas e sua obrigatoriedade no ensino formal, na educação básica, vem crescendo muito paulatinamente, ainda enfrentando muitas dificuldades. A oferta de aulas de dança em espaços formais como atividade extra curricular é um fato estabelecido no Brasil. Desta forma, este CT se colocaria como um espaço privilegiado de debates e trocas de conhecimentos, traçando relações entre a formação pedagógica, reflexiva e crítica, e o fazer estético que é visto como parte fundamental nos processos artístico-pedagógicos.
Coordenação: Profª Drª Isabela Buarque (DAC/UFRJ) e Profª Drª Lara Seidler (DAC/UFRJ)
________________________________________________________________________________
Corpo e Política: coexistências, convivialidade e produção de conhecimento em Dança
Este Comitê Temático é uma proposição a partir do entendimento de que corpo é condição em suas múltiplas acepções de existências da Política. Como fenômeno visceral, estético, a categoria do Político na Dança é pensada fora de lógica hierárquica e de hegemonias, porém, como pluriversalidades em favor ao bem comum dos viventes, em seus aspectos epistêmicos, ontológicos e éticos.
Coordenação: Profª Drª Maria Helena F. de A. Bastos – Helena Bastos (USP), Profª Drª Yara dos Santos Costa Passos (UEA/Profartes), Prof. Dr. Giancarlo Martins (UNESPAR/FAP).
________________________________________________________________________________